sábado, 29 de novembro de 2008

Mostra de Teatro da UFRJ revela talentos de todas as idades

Iniciada em 14 de novembro, a Mostra de Teatro da UFRJ tem sido uma ótima oportunidade para que os aficionados por teatro entrem em contato com novos talentos da área, sejam diretores, atores, figurinistas etc. Ao todo, serão nove peças, exibidas na sala Oduwaldo Vianna Filho, na Escola de Comunicação (ECo), no campus da Praia Vermelha, sempre às 20h. O evento também funciona como uma formatura para alguns dos alunos de Direção Teatral, além de uma chance para que artistas de outros lugares possam despontar.

Este é o caso da peça Perdoa-me por me traíres, de autoria de Nelson Rodrigues, que será apresentada nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Dirigida por Michelle Ferreira, aluna da própria ECo, a peça juntou pessoas de diferentes cursos e faixas etárias. Dentre as quase 30 pessoas envolvidas na apresentação, o holandês Martinus Van Beeck, no Brasil há quatro décadas, é uma das figuras mais queridas. Aos 66 anos, ele retomou há apenas quatro uma paixão antiga que precisou ser esquecida quando veio para o Brasil. “Na minha juventude, estudei teatro na Holanda. Porém, quando vim para cá, precisei trabalhar, e deixei um pouco de lado. Quando me aposentei, entretanto, resolvi me envolver novamente”, explica ele, que fez um curso de teatro no Retiro dos Artistas e já está em sua quinta peça. “É uma peça muito importante, até porque é do Nelson Rodrigues, que cria personagens excepcionais, cheios de contradições. Eu faço o Doutor Jubileu, um homem que, ao mesmo tempo em que é um deputado poderoso, é totalmente fraco perante as pessoas com as quais se relaciona. É uma personagem deliciosa”, afirma.

Opinião semelhante tem Ellysa Movara, de 19 anos, atriz da Casa das Artes de Laranjeiras, que interpreta a sensual Nair na peça. Para ela, a complexidade de sua personagem exigiu bastante dela: “É uma personagem completamente diferente de mim, e achei isto bastante desafiador. Não quis mostrar a Nair apenas como uma menina sensual, leviana. Ela é muito mais do que isso”, disse, elegendo a cena do aborto sem anestesia como a mais difícil. “Saio até meio perturbada depois da cena, é muito complicado. Mas este é o projeto em que tive mais prazer em fazer”, afirmou. Para ela, o fato de as pessoas envolvidas estarem realmente preocupadas com a arte faz com que a peça sobressaia. “As pessoas aqui passam muito amor, não estão preocupadas somente com bilheteria, e sim com a qualidade do trabalho”.

Misturando pessoas de perfis diferentes, mas com uma paixão em comum, Perdoa-me por me traíres fala sobre uma família desestruturada, mas ainda presa a convenções sociais, ainda que imersa em desejos reprimidos. Se os personagens são intensos e cheios de contradições, os atores mostram afinidade no discurso quando o assunto é a Mostra de Teatro. “Esta Mostra valoriza nosso trabalho, é um grande incentivo ao teatro”, diz Ellysa. Já o simpático Martinus, numa empolgação juvenil, resume bem seu sentimento: “O teatro está vivo!”.

por Felipe Schmidt

Um comentário:

Unknown disse...

Olá meu nome é Joice Braga e faço teatro num projeto socail e gosto muito dessa aréa . Gostaria de me aprofundar mais não tenho encontrado algo legal se souberem de algum teste , escola , ou cia por favor gostaria que me comunicassem meu email é
braga_joice@yahoo.com.br
aguardo e confioo
boa noite !