
A lógica da coisa havia praticamente se invertido. Karen, nove anos, da AMC(Associação de Músicos e Compositores), de câmera na mão, é quem faz a entrevista:

Com tudo o que foi visto e apurado ao longo do dia de ensaios para o Tangolomango, festa-evento de integração entre grupos culturais de origens as mais diversas, é possível pensar que todos os lá presentes “tocavam” algo. A pequenina integrante do grupo “Pandeloucos” era só mais uma prova disso.A presença de Karen havia saltado aos olhos de todos desde nossa chegada. Munida da câmera, a criança invadia todos os ambientes e registrava seu olhar acerca do que ocorria naquele cantinho da Fundição Progresso. A menina intercalava suas apresentações com suas representações, produzindo tanto como artista quanto como público. E tal produção gerou integração:
- É a primeira vez que eu venho aqui, mas quando acabar tudo, já peguei o telefone de todos para poder ligar e ficar conversando – diz o pequeno destaque do evento.Karen é somente mais um exemplo de como o grupo envolvido no acontecimento era multiprodutor de conteúdos. A intenção do Tangolomango é realizar a troca cultural, através justamente da simultaneidade de relatos e ações inerente a essa multiprodução.
- O mais difícil com criança é fazê-la entender que o zoom só pode ser usado quando ele é estritamente necessário - brinca.
Apesar da novidade de ter uma câmera na mão e um espaço enorme para explorar, a menina Karen não titubeou ao afirmar sua preferência entre o pandeiro e a filmadora:


... e com o pandeiro, sua vida.
- O pandeiro. A percussão é a minha vida- diz a menina, que pretende ser professora de bateria quando crescer.
Roda disforme
Durante os ensaios, outros exemplos de integração artista-público-artista puderam ser vistos. O clima era de apreciação durante todas as apresentações, e os grupos que não faziam parte do que estava sendo exibido paravam para ver e comentar entre si. Mas na verdade tais comentários eram a menor parte da integração. Formava-se uma roda, em que esse público já era parte constante da apresentação. Os componentes do Gigantes Pela Própria Natureza - grupo que se apresentava em cima de pernas-de-pau - , que admiravam a apresentação teatral do grupo chileno Circo Del Mundo eram os mesmos que, pouco depois, dançavam capoeira ao som dos Pandeloucos, mesmo com a suposta dificuldade imposta pelo equipamento que levavam às pernas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário