Vídeo produzido com câmeras digitais convencionais durante a Feira de Editoras Universitárias, realizada na semana de 08 a 12 de setembro de 2008, no campus da UFRJ da Praia Vermelha. Filmado e editado no Movie Maker pelos alunos de Comunicação Social Luis Filipe Valente, Bruno Gouveia Motta e Pedro Henrique Pessôa (o texto continua abaixo).
A nossa idéia inicial era abordar algo engraçado e que envolvesse futebol, tanto o mundo do futebol, quanto o futebol jogado no campinho da Praia Vermelha às sextas-feiras. No entanto, surgiu a idéia de cobrir a Feira de Editoras Universitárias que estava ocorrendo no campus da universidade. A idéia se mostrou melhor ainda. O evento tinha apenas 5 dias de duração e fazia parte de nossas vidas acadêmicas: professores, editoras, estudantes, etc. Além disso, percebemos também que poucas pessoas, inclusive nós do grupo, sabiam do evento, o que era um paradoxo, na medida em que a feira poderia ser um ótimo instrumento para adquirir livros a preços mais acessíveis.
Entrevistamos estudantes, funcionários das editoras e professores, cada um com seu ponto de vista em relação aos assuntos perguntados: divulgação da feira, política de preços, etc. Essa diversidade de pontos de vista, na verdade, constituiu a grande chave do trabalho. Outra questão interessante, que fez parte até do universo de outros grupos, foi a simplicidade do material utilizado para realizar tal vídeo. Na verdade, para nós foi o mais fantástico do trabalho. As entrevistas foram feitas com câmeras digitais dos próprios membros do grupo (material este, acessível a qualquer um) e a montagem da matéria, ou melhor, a edição feita no programa Movie Maker. Programa este fácil de manusear e que qualquer um que possui Windows em casa tem.
Vale o destaque também para a necessidade de produzirmos neste ambiente universitário. Além desta disciplina, poucas são as que enfocam ou incentivam alguma forma de produção, seja ela audiovisual, textual ou de qualquer outro tipo.
Uma matéria aparentemente difícil e complicada de se fazer, para quem vê de fora, na verdade, é algo muito simples e fácil de realizar.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário